Terry Fox é uma personalidade ícone no Canadá. Vítima de câncer, aos 24 anos, o jovem Terry se engajou em tornar pública a necessidade de mais investimento na pesquisa para a cura e tratamento do câncer, uma doença que faz vítimas em todo o mundo.
Para fazer isto, Terry Fox, que teve uma perna amputada por causa do câncer, começou a “Marathon of Hope” (Maratona de Esperança em tradução literal), uma corrida de 5373 km, de uma costa a outra no Canadá. Ele iniciou a corrida na cidade de St. John’s na Província de Terra Nova (Newfoundland), na costa leste em abril de 1980 e correu o equivalente a uma maratona por dia. No dia 1 de setembro de 1980, Terry Fox parou com sua maratona, pois o câncer havia retornado, afetando seus pulmões. Terry Fox faleceu do dia 28 de junho de 1981.
Entretanto, antes de falecer, durante seu tratamento na província da Colúmbia Britânica, Terry disse: “Eu farei o meu melhor. Vou lutar. Eu prometo que não vou desistir”, demonstrando mais uma vez sua força de vontade em prol da luta contra o câncer.
Com esta atividade, Terry emocionou todo o país. O objetivo dele era receber um dólar canadense para cada canadense da população (na época, 24 milhões de habitantes), e conseguiu seu objetivo ao arrecadar 24,17 milhões de dólares canadenses em fevereiro de 1981. Um ano após a morte de Terry Fox, foi criada a Terry Fox Foundation (Fundação Terry Fox), que promove corridas amadoras em todo o Canadá e em diversos países para apoiar a luta contra o câncer. De acordo com a Fundação Terry Fox, mais de 715 milhões de dólares canadenses já foram arrecadados para pesquisa de câncer em nome de Terry Fox.